Zahar

 

CÓDIGO DA OBRA: 
0792L18604
CATEGORIA: 
5
TEMA: 
Encontros com a diferença
GÊNERO: 
Memória, diário, biografia, relatos de experiência
48 páginas
27 x 27 cm
ISBN: 
978-85-378-1773-5
Selo: Zahar

MARTIN E ROSA

                

Martin Luther King e Rosa Parks, unidos pela igualdade

Autora: Raphaële Frier

Ilustrador: Zaü

 

Tradutor: André Telles

 

Categoria 5 - Ensino Fundamental 4º e 5º anos

Código 0792L18604

Martin Luther King e Rosa Parks se encontraram em 1955, no boicote aos ônibus em Montgomery, nos Estados Unidos − uma revolta pacífica que durou mais de um ano e representou uma vitória simbólica no terreno frágil da legalidade.

Com um texto comovente e belas ilustrações, esse livro narra a vida de Rosa Parks, seu encontro com Luther King e a trajetória da luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos, culminando na eleição em 2008 de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Acompanha o livro a seção “Para compreender melhor”, na qual o leitor encontrará material de pesquisa que inclui filmes e bibliografia para se aprofundar no tema, além de palavras-chave, fotos e a cronologia de vida dos dois líderes. Ao longo do livro, há também informações complementares sobre o tráfico de escravos para as Américas.


Uso do livro em sala de aula

A temática racial abordada pelo livro é uma base fundamental para dar início em sala de aula ao debate desse assunto tão relevante para a nossa sociedade. A obra também oferece elementos para a ampliação do repertório cultural, social e ético do aluno.

Ao apostar em um gênero literário pouco convencional para crianças, a obra traz informações de ordem histórica, por meio da apresentação imediata de dados e informações, dando diferentes bases ao professor para formular, negociar e defender pontos de vista que promovam os direitos humanos e o exercício da cidadania. Por exemplo: o professor pode pedir os alunos que pensem se a situação de negros no Brasil é diferente da vivenciada pelos personagens do livro, Martin Luther King e Rosa Parks.

O ativismo pacífico é uma presença forte no livro. A partir das ações de Rosa Parks e Martin Luther King na luta contra a opressão, o professor pode sugerir aos alunos que pensem em um “Manifesto de pequenas ações cidadãs”, que prezem pelo respeito dentro da escola.

De forma a valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, o livro abre caminho para o professor propor um rico manancial de atividades sobre o passado e o presente da cultura negra no Brasil.

 

Unidades Temáticas e Objetos do Conhecimento segundo a nova Base Nacional Comum Curricular

História – 4º ano

Unidade temática

- Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Objetos do conhecimento

- O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

 

História – 5º ano

Unidade temática

- Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Objetos do conhecimento

- Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

Competências de língua portuguesa segundo a nova Base Nacional Comum Curricular a serem trabalhadas com esse livro

- Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

  

Navegue por algumas páginas do livro

Compartilhe