Zahar

R$ 49,90
R$ 34,90

Ficha Técnica

Lançamento: 3/9/2015
144 páginas
14x21cm
1ª edição
ISBN: 9788537814727
eISBN 9788537814857
Código: Z1919

O osso de uma análise

+ O inconsciente e o corpo falante
                

Esse volume reúne duas falas de Jacques-Alain Miller ligadas ao Brasil: o seminário O osso de uma análise, em que trata dos obstáculos do percurso analítico, e O inconsciente e o corpo falante, conferência em que ele apresenta o tema do X Congresso da Associação Mundial de Psicanálise.

O osso de uma análise, seminário proferido em Salvador, parte da afirmação de que há obstáculos no caminho de todo tratamento psicanalítico - resultado da própria estrutura do falasser e implicando o que Miller chamou de "o problema de Lacan". Com o gabarito e a habilidade de sempre - e permeando toda a sua fala com os versos de Drummond -, Miller retoma aqui a questão desde uma perspectiva clínica, propondo um conceito novo para atuar na psicanálise: a operação-redução. Teórico e ao mesmo tempo eminentemente clínico, o seminário desdobra-se em três intervenções e marca um momento fundamental, ao enfrentar o desafio de precisar a que se deve reduzir a experiência de uma análise.

Já a conferência O inconsciente e o corpo falante anuncia o tema do X Congresso da Associação Mundial de Psicanálise, no Rio de Janeiro, em 2016: a substituição do inconsciente freudiano pelo falasser lacaniano como índice do que muda na psicanálise no século XXI.

"Miller realiza uma leitura de Lacan a partir de uma perspectiva que introduz um ângulo novo em relação aos fundamentos da prática analítica", do prefácio de Bernardino Horne

Compartilhe

Comentários

Comentar