Zahar

Blog da editora

O último romance de Jane Austen

10 de Março de 2014

Publicado poucos meses após sua morte, Persuasão foi o último romance escrito pela prolífica autora inglesa Jane Austen. Nossa Edição Comentada da obra, parte da Coleção Clássicos Zahar, conta com o texto integral cuidadosamente traduzido e ainda duas novelas nunca antes publicadas em português.

"Transmutar em forma literária a matéria narrada é uma das mais complexas operações estéticas. Os autores que conseguem realizá-la entram de imediato para um grupo pequeno, o dos que atingiram a plenitudeDaí em diante, e muito provavelmente para sempre, o texto será lido, relido e interpretado infinitas vezes. Ele vai para o cinema, será discutido, transformado numa história em quadrinhos, passará de geração em geração. É esse o lugar de Jane Austen. Apenas uma leitura apressada e preconceituosa deixaria de ver que o problema do casamento é apenas o plano superficial em seus textos. A partir dele, Austen discute uma classe social inteira, revela vícios, traz à tona preconceitos e critica de perto a rigidez das ideologias, em um momento histórico no qual era mais usual criticá-las de longe e superficialmente." - Trecho da apresentação da edição, por Ricardo Lísias.

Um de nossos parceiros, o blog Mundo dos Livros publicou recentemente resenha da obra, dando atenção individual a cada um dos três textos que fazem parte da edição.

"Ao lermos um livro de Austen é importante termos em mente que cada detalhe da sociedade e dos pensamentos que ela nos apresenta foi um reflexo real daquilo que ela mesma vivenciou no seu cotidiano. Cada olhar, cada dança, cada convite, cada observação, tudo era de tamanha importância para o sucesso ou fracasso de uma relação que o leitor pode facilmente perceber essas nuances em seu texto." - Trecho da primeira resenha, de Persuasão.

Sobre Lady Susan, a blogueira Isabelle Vitorino destaca a peculiaridade em relação ao tom habitual da autora: "Escrito de forma epistolar e sem nunca ter sido submetido a publicação pela autora, a novela Lady Susan traz um novo olhar de Jane Austen para os seus escritos. Com uma história muito peculiar, desde o início o leitor pode observar que o que diferencia essa obra das demais da autora vai muito além da maneira como ela foi escrita, pois é no que diz respeito a protagonista dessa trama que somos surpreendidos já nas primeiras páginas. Afinal, a autora não só construiu uma personagem aparentemente isenta de virtudes, como também, fez dela um ensaio para a criação de suas personagens mais cômicas."

Por fim, a resenha da segunda novela, Jack e Alice, que começa em um misterioso baile de máscaras e só aos poucos revela as identidades dos personagens: "Diferente das demais obras que compõe essa edição, a novela “Jack e Alice” revela uma faceta ainda mais bem humorada da autora do que comumente vemos em seus escritos. Pois é com muito humor negro, irônico e mordaz que ela nos apresenta a personagens cujas falhas de suas personalidades norteiam suas ações durante toda a história e nos conduz por uma trama repleta de egocentrismo e inveja."

Categorias: Notícias

Comentários

Isabelle Vitorino

A edição produzida pela Zahar está extraordinária! Por isso tenho certeza que além de se deliciar com as tramas apresentadas no livro "Persuasão", todos os leitores de Austen fecharão o livro querendo que a editora publique outros títulos da autora com todo o primor e capricho que já lhes são característicos.

10 de Março de 2014

passeipostei.wo...

Edição maravilhosa da Zahar.

26 de Junho de 2014

Comentar