Zahar

Blog da editora

Manuel Castells recebe o prêmio Balzan de Sociologia

18 de Setembro de 2013

Concedido anualmente a pesquisadores das áreas de ciências humanas e personalidades da arte e cultura, o prêmio da Fondazione Internazionale Premio Balzan elegeu em 2013 o pensador Manuel Castells como vencedor na categoria de Sociologia.

"Por seu pensamento abrangente e imaginativo das implicações das grandes mudanças tecnológicas do nosso tempo: a revolução digital e os profundos impactos sociais e políticos trazidos pelas novas tecnologias de comunicação e processamento de informação associadas à computação, microeletrônica e internet . E por ter proposto uma teoria geral da nova sociedade global da informação que surgiu a partir dessas técnicas", foram os louros da Fundação ao sociólogo.

Considerado um dos pensadores mais influentes do mundo, Castells publicou este ano no Brasil, pela Zahar, o livro Redes de indignação e esperança. A obra oferece uma análise pioneira dos movimentos sociais que eclodiram ao redor do mundo a partir de 2011, com características propiciadas pelo modelo da internet. A edição nacional conta ainda com um posfácio exclusivo do autor sobre os recentes protestos que tomaram as ruas de cidades em todo o Brasil.

Categorias: Notícias