Zahar

Blog da editora

Lançamentos da semana na Zahar

14 de Novembro de 2013

A partir de hoje, chegam às livrarias de todo o Brasil mais três lançamentos da Zahar: O mágico de Oz em Edição comentada e Ilustrada, De Bento a Francisco e Seu cachorro é um gênio!

Publicado em fevereiro deste ano em Edição Bolso de Luxo, o texto integral de O mágico de Oz ganha Edição Comentada e Ilustrada, rica em notas, informações adicionais e pranchas coloridas com ilustrações originais de W. W. Denslow. Você sabia que os sapatinhos mágicos de Dorothy originalmente eram de prata? A adaptação para o cinema em 1939 tinha como grande novidade a tecnologia technicolor, em que o vermelho ganhava muito mais destaque do que o prateado - daí surgiu a opção pelos sapatinhos de rubi, imortalizados em nossa memória coletiva.

Esta e outras curiosidades estão presentes no livro, assim como prefácio do economista Gustavo H. B. Franco, que inaugura no Brasil uma leitura surpreendente do romance à luz dos debates econômicos e políticos da época.

Franco falará no próximo dia 21, em palestra gratuita na Casa do Saber Rio, sobre seu livro As leis secretas da economia, vencedor do Prêmio Jabuti 2013.

De Bento a Francisco reúne os artigos do jornalista e escritor Luiz Paulo Horta publicados no jornal O Globo, entre fevereiro e julho de 2013, que acompanham as grandes mudanças na Igreja católica – da renúncia de Bento XVI, passando pelo conclave que elegeu o papa Francisco, culminando na viagem do pontífice ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Incluindo caderno de fotos e cronologia dos eventos, o livro forma um conjunto nítido da história recente do catolicismo e das profundas transformações que vem enfrentando. Luiz Paulo Horta publicou o artigo final desse livro dois dias após o término da Jornada, e faleceu na manhã de 3 de agosto de 2013, horas depois de deixar, por escrito e por telefone, orientações sobre essa coletânea – o resultado de uma vida inteira de buscas.

No dia 28 de novembro, será realizado lançamento com homenagem ao autor na Livraria da Travessa Leblon, com apresentação musical do Kiko Horta Quarteto.

O cientista Brian Hare foi pioneiro nas pesquisas que comprovaram que os cães — muito mais do que os espertos chimpanzés — são dotados de uma espécie de genialidade para conviver com pessoas que é única no reino animal. A grande revolução científica de Hare foi descobrir que os cães, quando começaram a ser domesticados — há mais de 40 mil anos —, tornaram-se muito mais parecidos com bebês humanos, em termos de comportamento e dotes de comunicabilidade, do que seus ancestrais, os lobos. Ou seja, a domesticação deu a eles um novo tipo de inteligência social.

De forma simples e acessível, mas com a autoridade de um expert, Seu cachorro é um gênio! apresenta os detalhes dessa jornada pela mente canina, abrangendo todo tipo de raça.

Nas páginas finais, o leitor encontrará ainda um capítulo especialmente escrito para essa edição, com exemplos de jogos que podem ajudar a identificar o grau de inteligência de seu cão e a compreender como os cachorros pensam, agem e enxergam o mundo.

Categorias: Lançamentos