Zahar

R$ 89,90
R$ 59,90

Ficha Técnica

Lançamento: 28/2/2006
336 páginas
16x23cm
1ª edição
ISBN: 8571108994
eISBN 9788537805985
Código: Z0947

História e cultura

Apologias a Tucídides
                

Marshall Sahlins, um dos mais brilhantes antropólogos contemporâneos, retoma o debate sobre a relação entre cultura e história, e nos revela uma obra extraordinária em vários sentidos.

Em primeiro lugar, porque estabelece um diálogo com o grego Tucídides - o primeiro historiador a romper com o relato mitológico e a introduzir a política e a economia no pensar histórico. Em segundo, compara duas guerras distantes no tempo e no espaço - a Guerra do Peloponeso e a Guerra da Polinésia - para analisar como a cultura determina certos padrões de ação, que adquirem força histórica e podem acabar por decidir o rumo dos acontecimentos.

Finalmente, por esclarecer como os indivíduos se revestem de valores simbólicos a ponto de se tornarem determinantes da ação histórica, como o fascinante episódio da história do beisebol norte-americano em 1951, e o fenômeno Elián Gonzales - único sobrevivente de um naufrágio de refugiados cubanos e que se tornou objeto de disputas internacionais.

"Este livro é uma espécie de suma da obra de Marshall Sahlins. Por isso mesmo apresenta e aprofunda algumas das principais questões da antropologia contemporânea." Da apresentação de Gilberto Velho

"... para o público em geral, História e cultura tem muito a oferecer como introdução a uma cultura não familiar e como nova perspectiva sobre nossa própria cultura." Adam Kirsch, The New York Sun

Compartilhe

Comentários

Comentar