Zahar

R$ 89,90
R$ 59,90

Ficha Técnica

Lançamento: 4/3/2011
296 páginas
16x23cm
1ª edição
ISBN: 9788537805145
eISBN 9788537806142
Código: Z1363

Futuros antropológicos

Redefinindo a cultura na era tecnológica
                

Qual o lugar da antropologia no mundo contemporâneo? Para responder a essa pergunta, Michael Fischer refaz a trajetória da disciplina e apresenta os mais recentes desenvolvimentos da área.

Em seis textos com temas interrelacionados, Fischer explora a ligação entre antropologia e filosofia e mostra como, atualmente, o objeto de estudo antropológico se expandiu para incluir a ciência, a tecnologia e novas formas de sociabilidade. Além de recorrer a autores essenciais para compreender a relação entre antropologia e filosofia - de Immanuel Kant a Hannah Arendt, passando por Marx, Geertz, Derrida e Bruno Latour -, o autor traz para o debate uma série de pensadores de tradições não ocidentais, com o objetivo de assentar a disciplina em bases múltiplas.

Fischer mostra que, antes mesmo da cultura, está no homem (antropos) o principal objeto da antropologia. Afinal, desde o século XVIII, filosofia e antropologia compartilham o debate sobre o que é o homem. Recorrendo a pensadores contemporâneos, ressalta como a disciplina foi levando em conta outras questões, como o potencial do antropólogo de olhar para o outro não apenas como objeto de estudo, mas também como produtor de conhecimento com o qual é preciso dialogar. É a troca de mensagens com Bandung, Teerã ou Istambul que abre caminho para as antropologias vindouras e os 'futuros antropológicos'.

Compartilhe

Comentários

Comentar