Zahar

R$ 64,90
R$ 42,90

Ficha Técnica

Lançamento: 5/3/2015
Assunto: Ciências
Tradutor: Ivan Weisz Kuck
264 páginas
14x21cm
1ª edição
ISBN: 9788537814017
eISBN 9788537814130
Código: Z1408

Epigenética

Como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade
                
Assunto: Ciências

Primeira obra para leigos sobre o novo campo da genética que deve mudar o futuro da medicina

A ideia de que hábitos cotidianos e o ambiente em que vivemos podem alterar o "comportamento" dos genes sem modificar o código genético tem nome: epigenética. E nos últimos anos o tema vem se tornando uma das áreas mais intrigantes e promissoras da ciência, à frente de muitas descobertas sobre como nos tornamos quem somos.

Estudos recentes mostram, por exemplo, que homens que começaram a fumar antes da puberdade tiveram filhos obesos. Mas a obesidade é só a ponta do iceberg. Pesquisadores acreditam que a epigenética seja a chave para desvendar a doença de Alzheimer, a esquizofrenia, o autismo e a diabetes, e sua compreensão dará grande impulso à cura de determinados tipos de câncer.

Epigenética é a primeira obra para leigos sobre esse tema-chave do século XXI. Richard C. Francis torna compreensível esse novo campo da genética, apresentando a cada capítulo histórias simples de como a epigenética afeta a biologia humana. Entre casos curiosos e não menos estranhos figuram: a fome holandesa durante a Segunda Guerra Mundial; o jogador de beisebol José Canseco e os esteroides; George Washington e a criação de mulas; mulheres super X; gêmeos idênticos que não são idênticos; um gorila que não sabe ser bom pai; uma epidemia de obesidade; porquinhos-da-índia que não obedecem às leis de Mendel; e muito mais.

"O potencial é desconcertante ... A era da epigenética chegou." Time

"Sucinto e de grande valor ... Francis alcança seu melhor momento ao descrever conceitos abstratos dentro de um contexto histórico." Nature

Compartilhe

Comentários

Comentar