Zahar

Blog da editora

Para ler antes de ir às urnas

02 de Outubro de 2018

Diante de um cenário de grande polarização, a Zahar selecionou 5 obras para ajudar a pensar a política e votar com mais consciência. 


 

COMO AS DEMOCRACIAS MORREM

Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

5º lugar na lista de mais vendidos

Se a história de fato não se repete, devemos ao menos aprender suas lições para proteger nossa democracia antes que seja tarde demais. Professores da Universidade Harvard, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt passaram os últimos vinte anos estudando o colapso dos regimes democráticos na Europa e na América Latina. Em Como as democracias morrem, os dois oferecem uma análise alarmante do processo de subversão da democracia que ocorre hoje nos Estados Unidos, a partir da eleição de Donald Trump. Saiba mais.


SEGURANÇA PÚBLICA PARA VIRAR O JOGO

Ilona Szabó e Melina Risso

Um guia claro e acessível para entender o que podemos fazer para redução da violência

Segurança é um assunto que há muito preocupa a todos nós. Não é de hoje que o Brasil está imerso em uma crise que parece não ter fim. Os níveis de criminalidade só aumentam, assim como nossa percepção de insegurança. Para não sermos enganados com supostas soluções mágicas e promessas falsas a cada ciclo eleitoral, antes de fazermos escolhas determinantes para o futuro do país, estarmos bem informados é o primeiro passo para revertermos esse cenário. Saiba mais.


RUPTURA

Manuel Castells

Uma análise contundente dos tempos sombrios que vivemos, por um dos mais respeitados pensadores da atualidade

A democracia liberal entrou em colapso – afirma Manuel Castells. Em quase todo o mundo, a desconfiança nas instituições deslegitima a representação política e nos deixa órfãos de um abrigo que nos proteja em nome do interesse comum. Neste livro, instigante e bem-documentado, o renomado sociólogo analisa as causas e consequências dessa grande crise – a ruptura entre governantes e governados – e suas principais expressões. Saiba mais.

 

REPRESENTANTES DE QUEM?

Jairo Nicolau 

Um livro indispensável, que esclarece, informa e colabora para termos cidadãos mais conscientes e uma política mais responsável

Você sabe o que acontece com o seu voto depois que a palavra “FIM” aparece na tela da urna eletrônica? Como é que alguns deputados são eleitos com menos votos do que outros candidatos que, mesmo sendo mais votados, não se elegem? Nesse livro, o cientista político Jairo Nicolau responde a estas e outras importantes perguntas pensando naqueles que desejam compreender o sistema representativo brasileiro, mas nem sempre têm conhecimento técnico ou interesse em acompanhar os debates de especialistas. Saiba mais.

 

ELEIÇÕES NO BRASIL

Jairo Nicolau 

Do Império aos dias atuais

Hoje os eleitores brasileiros escolhem seus representantes para os principais postos do Executivo e do Legislativo e pouca gente duvida da legitimidade do processo eleitoral no país. O sufrágio é universal, as fraudes foram praticamente eliminadas e a urna eletrônica permite que os resultados sejam proclamados poucas horas após o pleito. Mas nem sempre foi assim ao longo dos quase 200 anos de vida eleitoral no Brasil. É o que mostra Eleições no Brasil, que descreve em detalhes as regras que nortearam as eleições desde a época do Império até os dias de hoje. Saiba mais


Categorias: