Zahar

Blog da editora

Mulheres inspiradoras e personagens inesquecíveis

08 de Março de 2016

Inspirado por um espírito de luta, o Dia Internacional da Mulher tem algumas origens histórias. Das trabalhadoras da Rússia czarista, que se manifestavam por melhores de trabalho, no que hoje é considerado o começo da Revolução Russa, às operárias norte americanas que protestavam pelo mesmo motivo, o 8 de março é uma data histórica para celebrar as conquistas femininas e não deixar esquecer que a desigualdade ainda é uma constante. Nesse dia especial, preparamos uma seleção de livros com personagens emblemáticas e mulheres inspiradoras.

Chica da Silva é conhecida como uma das mulheres mais ousadas da história do Brasil. Nascida escrava, Chica lutou pela alforria e subverteu os padrões da sociedade mineira do século XVIII. Em Para conhecer Chica da Silva, Keila Grinberg, Lucia Grinberg e Anita Correia Lima de Almeida narram a vida dessa ex-escrava que passou a ser uma das senhoras mais ricas e poderosas da sociedade de seu tempo.


Grande negociante e estrategista militar, Cleópatra é uma das mulheres mais famosas que já existiram. No auge do poder, comandou o último grande reino de um soberano egípcio e, durante um período, deteve o destino do mundo ocidental nas mãos, e controlou praticamente toda a costa oriental do Mediterrâneo. Cleópatra: uma biografia, de Stacy Schiff, apresenta um retrato surpreendente de uma das figuras mais marcantes da história.


Já em Amor & Capital, a biógrafa Mary Gabriel explora uma faceta pouco estudada da vida de Karl Marx: o lado humano e familiar. A autora revela a influência que a culta Jenny von Westphalen, que se casou com Marx quando ele ainda era apenas um jovem promissor, e suas filhas, tiveram em sua obra.

Reconhecida por muitos como uma autora à frente de seu tempo, a obra de Jane Austen é carregada de personagens emblemáticas. Persuasão, protagonizado pela sensata Anne Elliot, jamais foi superado por tendências de época, renovações estéticas ou modismos literários. O romance, que se passa na Inglaterra rural do século XIX, esbarra em questões femininas típicas da época, como o casamento, a importância da tradição, do dinheiro e das conexões familiares. Nesse livro, Jane mais uma vez mostra sua incrível sensibilidade para retratar a sociedade em que viveu e os conflitos que nascem das obrigações sociais.

 

Conheça mais mulheres e personagens incríveis!

Categorias: