Zahar

Blog da editora

Entrevista: Danilo Marcondes

05 de Fevereiro de 2010
Textos básicos de linguagem faz parte de uma série de sucesso. Para o senhor qual a razão da grande procura? 
Creio que porque há pouco material desse tipo disponível em português. Em inglês e em francês, por exemplo, essse tipo de livro é bastante comum como introdução a um tema através de passagens selecionadas dos principais pensadores que o discutiram. 

Como foi a seleção de pensadores para o livro? 
A escolha baseou-se em textos de pensadores onde se encontram as passagens mais representativas, os clássicos, poderíamos dizer, sobre um determinado assunto. Foram escolhidos não só autores, mas os textos e as passagens que ilustram a importância de uma determinada concepção sobre o tema em questão, no nosso caso, a linguagem. Tivemos algumas limitações como, por exemplo, a disponibilidade do texto que nem sempre podemos usar por depender de autorização das editoras, sobretudo no caso de autores contemporâneos. 

Em vez de falar sobre os pensadores são destacados trechos de seus pensamentos. Esse método é elegido também para levar o leitor a explorar a obra? 
A proposta consiste em colocar o leitor diretamente em contato com o texto do filósofo que contribuiu para a discussão do tema e influenciou o desenvolvimento dessa discussão . Acredito que a partir da leitura dessas passagens mais representativas o leitor terá o seu interesse despertado em aprofundar as suas leituras. 

O livro apresenta ainda uma série de questões para discussão em sala de aula. Por motivos como esse, acha que a edição se destina tanto a estudantes, que estão dando os primeiros passos na área, quanto à professores, que lecionam sobre o tema? 
O livro tem um objetivo didático, isto é, pretende colocar nas mãos de professores e alunos um material que seja útil como ponto de partida para a discussão de um tema. Acredito que a indicação de temas para a discussão pode ser útil para professores na organização de um curso, mas também como uma forma de orientar a leitura dos textos mostrando as questões para as quais os textos são relevantes.
Categorias: Entrevistas