Zahar

Blog da editora

Encontros com Elisabeth Roudinesco no Brasil

06 de Setembro de 2016

A convite do Fronteiras do Pensamento, a renomada historiadora e psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco estará no Brasil de 9 a 15 de setembro para participar de palestras no Rio, em São Paulo e Porto Alegre e lançar a biografia Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Confira a agenda no rodapé deste post.

   

O criador da psicanálise foi objeto de interesse e investigação como poucos. Mas o afã de conhecer essa vida tão singular mantém a questão permanentemente viva: afinal, quem era Sigmund Freud?

A partir de novos arquivos abertos pela Biblioteca do Congresso, em Washington, e de uma erudição ímpar sobre a história da psicanálise, Roudinesco reconstitui a vida de Freud através das intensas relações que ele manteve com seus mestres e discípulos, familiares e amigos, além dos pacientes, muitos dos quais só agora conhecidos.

Leia um trecho do livro 

Leia também:

Entrevista de Roudinesco para Folha de São Paulo
Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo entre os 10 melhores livros de 2015
Resenha do livro na Folha de São Paulo 


CONFIRA A AGENDA COMPLETA:

NO RIO DE JANEIRO


Dia 10/9, sábado, às 10h30
[INSCRIÇÕES ENCERRADAS. 30% das senhas serão distribuídas às 10h.]

Bate-papo da autora com o psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge após exibição do filme Sigmund Freud, a invenção da psicanálise.
LOCAL: Estação Net Gávea - Shopping da Gávea
rua Marquês de São Vicente. 52 - 4º andar. 
tel.: (21) 3875-3011
Capacidade do auditório: 170 lugares
Entrada franca


FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 
- Dia 12/9, segunda, em Porto Alegre
tel.: 4020.2050
- Dia 14/9, quarta, em São Paulo
tel.: 4020.2050

SOBRE A AUTORA:

Elisabeth Roudinesco leciona na Universidade de Paris VII. Escreve regularmente para o jornal Le Monde e é autora de vasta obra – traduzida em 30 idiomas e no Brasil publicada quase integralmente pela Zahar –, que inclui A parte obscura de nós mesmos; A família em desordem; Dicionário de psicanálise (com Michel Plon); e História da psicanálise na França, entre outros.

  

 
Categorias: Eventos