Zahar

Blog da editora

75 anos da morte de Sigmund Freud

23 de Setembro de 2014

75 anos morria Sigmund Freud, médico neurologista e pai da psicanálise.

Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, Tchecoslováquia, e mudou-se com sua família para Viena, Áustria, onde permaneceu por quase toda sua vida. Em 23 de setembro de 1939, aos 83 anos, morreu de câncer, em Londres, cidade em que se refugiava desde o ano anterior.

O recente lançamento da ZaharAfasias, traz o texto teórico inaugural de Freud, Sobre a concepção das afasias, considerado uma verdadeira ponte entre a neurologia e a psicanálise ao tratar dos distúrbios da linguagem relacionados com lesões cerebrais, além de As Afasias de 1891, ensaio do psicanalista e escritor brasileiro Luiz Alfredo Garcia-Roza. Leia um trecho do livro. 

O livro faz parte da coleção "Freud & seus interlocutores" que reúne um ensaio de Freud e um escrito que com ele dialogue diretamente - seja como inspiração ou comentário. Cada volume traz Apresentação do coordenador da coleção, Marco Antonio Coutinho Jorge, psicanalista, psquiatra e professor do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ.

No site da Zahar você também encontra outros títulos sobre o criador da psicanáliseFreud: criador da psicanálise, de Nádia Paulo Ferreira, Marco Antonio Coutinho Jorge, O prazer de ler Freud, de J.-D. Nasio, Freud e o inconsciente, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, Freud & a cultura, de Betty Fuks, Freud & a filosofia, de Joel Birman, Por amor a Freud, de Hilda Doolittle, dentre outros. 

                                           

Este último é o registro da convivência de H.D. com Freud, por quem foi analisada entre 1933 e 1934. Freud acabou por considerá-la tanto paciente quanto aluna, uma das poucas com sensibilidade o bastante para compreender suas teorias e técnicas. O livro retrata esse período de convivência intensa em dois tocantes depoimentos: "Escrito na parede", a memória desse tratamento, e "Advento", compilação dos diários mantidos por ela durante a análise.


            Retrato por Ferdinand Schmutzer, 1926


Ouça a única gravação disponível em áudio de
Freud em entrevista à BBC de Londres:

Assista ao documentário A Invenção da Psicanálise que mostra as últimas imagens de Freud em seu apartamento em Viena, pouco antes do exílio em Londres.

 

Categorias: Notícias