Zahar

ZAHAR comemora 60 anos

Em julho de 1957 chegava às livrarias o primeiro título publicado pela Zahar Editores, com seu logotipo característico: um grande Z cortado por um livro aberto. Fundada por Jorge Zahar, editor pioneiro na publicação de ciências sociais no Brasil, a Zahar Editores encerrou suas atividades em 1984, depois de quase 30 anos e tendo contribuído para a formação de algumas gerações de universitários e intelectuais.

Em 1985 o editor começou do zero uma nova casa que levava seu nome, Jorge Zahar Editor, tendo como sócios seus filhos Ana Cristina e Jorginho. Desde então passaram-se mais de 30 anos e, ao todo, mais de 3 mil títulos foram publicados com a marca do Z. A editora ampliou a abrangência de seu catálogo e do público, renovando a tradição em formar cidadãos conscientes e informados. Fortaleceu áreas como a filosofia e a psicanálise; manteve o interesse nas ciências sociais em geral, voltando-se também para música, matemática, ciência, gastronomia, biografias e clássicos da literatura. Apostou em autores até então pouco conhecidos no país, como Zygmunt Bauman, e continuou a investir em obras de referência. Quando completou meio século de atuação repaginou seu visual, adotou o nome pelo qual é reconhecida, Zahar, e um novo logotipo que remetesse às raízes da editora e refletisse a mudança que a projeta para o futuro.

A evolução da marca nos logotipos:

  • [1957-1984]
  • [1985-2006]
  • [a partir de 2007]

Nos últimos 10 anos, novas coleções e nichos de publicação foram desenvolvidos, como a coleção Clássicos Zahar – em edições comentadas ou formato bolso de luxo – e o selo infantojuvenil Pequena Zahar. Ambas as iniciativas receberam vários prêmios e reconhecimento geral. A editora foi também uma das pioneiras na publicação de e-books. Hoje, com Ana Cristina e Mariana Zahar – esta, a terceira geração da família, no comando – se mantém uma editora independente.

Para celebrar esses 60 anos foi criado um selo comemorativo. O moto adotado por Jorge Zahar – “A cultura a serviço do progresso social” – foi renovado. O novo lema destaca o papel da editora ao longo de sua história, dando conta do desafio presente e reafirmando seu compromisso: “Tradição em compartilhar conhecimento.”

Durante o ano de 2017, comemoramos os 60 anos com eventos e ações. O ponto alto foi o lançamento do livro A marca do Z: a vida e os tempos do editor Jorge Zahar. De autoria do jornalista e escritor Paulo Roberto Pires, com projeto gráfico assinado pelo designer Victor Burton, a obra revela ainda a trajetória da editora e um período importante na história do mundo dos livros.