Zahar

R$ 74,90

Ficha Técnica

Lançamento: 14/11/2011
Assunto: Religião
324 páginas
16x23cm
1ª edição
ISBN 9788537807316
Código: Z1258

História das crenças e das ideias religiosas

vol.3: De Maomé à Idade das Reformas
                
Assunto: Religião

O historiador romeno Mircea Eliade, o mais destacado especialista de religiões no mundo, dedicou toda uma vida a estudar os mais diferentes credos. História das crenças e ideias religiosas é uma obra monumental, a mais importante e cultuada de sua carreira, dividida em três volumes.

O terceiro e último volume - De Maomé à Idade das Reformas - dedica-se às religiões monoteístas. Eliade retoma a história das igrejas cristãs e examina as diferentes interpretações da fé produzidas por santo Agostinho, são Tomás de Aquino e santo Inácio de Loiola, com suas repercussões institucionais. Relata o surgimento de Maomé, a difusão do islã no Oriente, sua expansão até a Europa e a reação cristã, com as Cruzadas. O volume inclui ainda estudos dedicados à mística judaica, às religiões euro-asiáticas e tibetanas, chegando à época das Reformas com seus principais criadores, Calvino e Lutero. O autor ainda reserva espaço para temas pouco estudados como heresias, mitologias, práticas populares, feitiçaria, alquimia e esoterismo.

Eliade julgava que, para conhecer a fundo as sociedades, era preciso entender as religiões. É isso que faz nessa obra, ao traçar um audacioso itinerário da fé.

Compartilhe

Comentar