Zahar

Blog da editora

Especial Arthur Conan Doyle

07 de Novembro de 2014

Arthur Conan Doyle foi médico e escritor.
Sua obra contempla diversos gêneros  como ficção científica, novelas históricas, poesia e não ficção. Seu maior reconhecimento vem dos contos e romances do detetive Sherlock Holmes e seu fiel parceiro e amigo, o dr. Watson. Os contos nunca deixaram de ser reimpressos desde que o primeiro deles foi publicado, em 1891, na Strand Magazine, e os romances foram traduzidos para quase todos os idiomas.

Centenas de atores encarnaram a dupla nos palcos, no rádio e nas telas; revistas e livros sobre o detetive são lançados todo ano; fã-clubes reúnem-se com regularidade. Infinitamente imitado, parodiado e citado, Holmes já foi identificado como uma das três 
personalidades mais conhecidas do mundo ocidental, ao lado de Mickey Mouse e do Papai Noel. Com seus recursos literários de Conan Doyle, oferece sempre uma narrativa que casa perfeitamente diálogo, descrição, caracterização e timing. A modéstia aparente de sua linguagem oculta um profundo reconhecimento da complexidade humana.

Essa foto em cores de Conan Doyle é graças à tecnologia e às artistas Sanna Dullaway e Dana Keller, que colorem fotos históricas e nos fazem sentir mais perto desse admirável escritor.
Veja também outros grandes nomes da literatura em fotos coloridas no site 
Ink Tank.

Apresentamos agora um personagem extraordinário do autor:  o excêntrico professor Challenger

"Em A terra da bruma, tudo aquilo em que Challenger acredita é desafiado por estranhos fenômenos sobrenaturais que escapam à compreensão da lógica. A obra questiona o universo que o personagem conhece e marca a conversão do autor para o espiritismo." Via Mundo Sherlock

Nesse livro, o professor e sua paixão pela observação e pelas evidências científicas são desafiados por fenômenos sobrenaturais. Instigado por sua corajosa filha e pelo amigo constante Edward Malone, o cético e irritadiço professor vê-se prestes a ter de aceitar que a morte pode não ser a fronteira final. Seu contato com o espiritismo põe em xeque todas as suas convicções anteriores.

livro é lançamento de outubro da editora e faz parte da coleção Clássicos Zahar. Ainda tem dois contos protagonizados pelo professor ChallengerQuando o mundo gritouA máquina de desintegração.

Essa edição comentada traz textos integrais, cuidadosa tradução, apresentação, notas explicativas, capa dura e cronologia da vida e obra de Conan Doyle. Confira um trecho do livro em nosso site.


Todos os contos e romances com o personagem Sherlock Holmes foram publicados pela Zahar em 9 volumes e você pode comprar em nosso site:


Sherlock pelo mundo

Até abril de 2015, a exposição "O homem que nunca viveu, mas nunca morrerá" está em cartaz, no Museum of London, cidade na qual se passa maior parte das histórias de um dos detetives mais famosos da literatura.

Para quem não puder conferir de perto, assista ao vídeo da exposição e veja algumas fotos.


O site Deutsche Welle em português visitou a exposição e publicou uma entrevista com Anthony Horowitz, autor de A Casa da Seda, primeiro romance autorizado para publicação pelo Conan Doyle Estate, entidade que administra e protege a obra do escritor. Assista aqui.

   

 

Mais novidades via Mundo Sherlock

Em Surrey, na Inglaterra, a casa onde Conan Doyle viveu por uma década e escreveu 13 histórias de Sherlock Holmes foi salva da demolição por uma fundação que preserva prédios históricos, chamada Undershaw Preservation Trust, e se tornou um projeto que irá transformá-la em uma escola voltada para crianças especiais. Os amplos quartos que Conan Doyle construiu para cuidados médicos de sua esposa serão transformados em salas de aula e os jardins em piscinas e serviços de terapia.

O ator Ian McKellen divulgou a primeira foto dele como Sherlock Holmes na terceira idade, onde interpretará o personagem no filme Mr. Holmes, com direção de Bill Condon, que narra a aventura do detetive ao tentar reabrir um caso antigo aos 93 anos de idade.
“Mais de 70 atores já interpretaram Sherlock Holmes anteriormente. Agora ele tem 93 anos e é a minha vez”, escreveu McKellen em seu twitter.

 

Categorias: Notícias

Comentários

Caio Leite

Parabéns pela qualidade das publicações de Conan Doyle e Dumas, alguns dos meus autores preferidos, pela Zahar. Gostaria de saber se toda a obra de Sherlock Holmes será publicada na coleção "Clássicos Zahar - edição bolso de luxo".

05 de Dezembro de 2014

Pedro Santiago

Bom dia, parabenizo a editora pelos livros do Sherlock, e muito mais pela iniciativa de mostrar a nós os outros talentos de Conan Doyle. Posso ter a esperança de ver publicado o livro 'O Mundo Perdido'? E se não for pedir muito, gostaria de ter pela Zahar uma obra de ficção sobre a Atlântida, também de Doyle. Muito obrigado.

08 de Dezembro de 2014

Zahar

Olá Caio, agradecemos o elogio! Toda os 9 títulos do Sherlock Holmes lançados em edição comentada serão lançados em edição bolso de luxo. Já lançamos 4 nesse formato: "As aventuras de Sherlock Holmes", "As memórias de Sherlock Holmes", "Um estudo em vermelho" e "O cão dos Baskerville". O próximo será "O signo dos quatro" em 2015.

10 de Dezembro de 2014

Zahar

Oi Pedro, bom dia. Obrigada pelo elogio. Ainda não temos previsão de lançar novos títulos do Conan Doyle, mas sua sugestão já foi enviada para o departamento editorial. :)

10 de Dezembro de 2014

Comentar