Zahar

Blog da editora

"'Subliminar' lida com os enganos que ocorrem dentro de nossa própria mente" - entrevista com o autor Leonard Mlodinow

07 de Março de 2013
"Depois de ler meu livro, as pessoas entenderam melhor a maneira como julgam outras pessoas e as influências escondidas por trás das decisões que tomam". Leia entrevista exclusiva com Leonard Mlodinow, autor de Subliminar : Como o inconsciente influencia nossas vidas. 

 

Como foi a decisão de escrever sobre o lado subliminar do cérebro?
Meu último livro, O andar do bêbado, foi sobre como somos normalmente enganados por eventos, e mal-entendidos, o que está realmente por trás deles, se nós não entendemos a aleatoriedade. Perto do final do livro, escrevi muito sobre as razões psicológicas para isso – como procuramos por padrões mesmo quando eles não estão presentes, por exemplo. Muito do que escrevi sobre isso tem a ver com o processo do inconsciente. Eu me dei conta de que a maior parte de nossas decisões e julgamentos são muito influenciadas por processos mentais inconscientes que não temos conhecimento – então, decidi escrever um livro sobre o assunto. É uma espécie de companhia para O andar do bêbado, já que esse livro trata dos mal-entendidos do mundo externo, Subliminar lida com os enganos que ocorrem dentro de nossa própria mente.

Como funciona essa nova área de estudo?
É um campo novo. Surgiu no início do ano 2000, como um casamento com a psicologia social – a psicologia de como interagimos uns com os outros, e psicologia cognitiva, a psicologia de como pensamos – e também neurociência – a ciência que utiliza uma tecnologia nova incrível para ver como nossos cérebros funcionam, e como a função cerebral se relaciona com o comportamento. O campo explodiu nos anos recentes, e é a coisa mais quente em ciência nos dias de hoje.

Você acredita que é possível trabalhar essa parte subliminar do cérebro e entender melhor a razão de fazermos determinadas coisas?
Sim, depois de ler meu livro as pessoas entenderam melhor a maneira como julgam outras pessoas, a forma como olham para outras pessoas, e as influências escondidas por trás das decisões que você tem em áreas como finanças, negócios, relações pessoais, até compras. Em todas essas áreas da vida somos fortemente influenciados por fatores que não temos conhecimento, e eu explico como isso funciona, e como saber como isso funciona pode ajudar as pessoas a agirem melhor em todos os aspectos da sociedade moderna.
 
Categorias: Entrevista