Zahar

Blog da editora

"As drogas não são o problema": Carl Hart no Brasil

09 de Maio de 2014

"Saí de uma situação de risco no gueto para a universidade, mas eu não sou uma exceção. Mais pessoas podem conseguir isso se a sociedade decidir que se importa com a população pobre. Assim, mais pessoas poderão ter essa oportunidade."

Citando Martin Luther KingCarl Hart explicou na palestra de hoje no auditório da EMERJ que, para que aconteça uma guerra, é necessário haver bodes expiatórios. Na guerra contra as drogas, o bode expiatório é o usuário. Dessa forma, se evita lidar com os problemas reais da população pobre.

"Antes do crack chegar ao Brasil, a população das favelas não tinha problemas? Estudavam em universidades? Ocupavam cargos públicos? Eu conheci seus bodes expiatórios visitando uma 'cracolândia' ontem. O crack não é o problema deles. A pobreza é o problema".

Sua apresentação inspiradora somou-se às falas dos demais debatedores, o epidemiologista da Fiocruz Francisco Inacio Bastos, o desembargador Siro Darlan, o jornalista Bruno Torturra (MídiaNINJA) e o delegado Orlando Zaccone; além de grande participação do público. A cobertura em vídeo do evento poderá ser conferida em breve no Fluxo, novo projeto de jornalismo independente de Torturra.

A uma aluna doutoranda da Fiocruz que lhe explicou como a legislação vigente no Brasil legitima as internações compulsórias (equiparando o vício em drogas a doenças mentais), Hart garantiu: não há nenhuma evidência científica que comprove que um dependente químico seja um doente mental. Pelo contrário, sua pesquisa ao longo de mais de 20 anos comprova que os usuários de drogas, mesmo os que praticam um consumo abusivo, não têm afetada sua capacidade cognitiva. Quando oferecida a alternativa entre uma segunda dose ou uma pequena quantia em dinheiro, por exemplo, a maior parte dos usuários de crack e metanfetamina que participaram do estudo de Hart optava pelo dinheiro. Ou seja, tomava uma decisão racional.

A próxima parada do autor será em São Paulo, começando pelo encontro com o Dr. Drauzio Varella e lançamento oficial de Um preço muito alto, na Livraria da Vila Lorena.

Veja mais detalhes e a agenda completa de Carl Hart no Brasil na área de eventos do site ou no flyer abaixo (clique na imagem para ampliar):

Categorias: Evento