Zahar

Blog da editora

5 livros para falar com as crianças sobre diversidade

20 de Novembro de 2017

Celebrado no dia da morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um lembrete do longo caminho que precisa ser percorrido no combate ao racismo e na busca por igualdade.

O debate sobre uma sociedade mais justa e sem preconceitos precisa começar ainda na infância, e por isso preparamos essa seleção com títulos da Pequena Zahar para estimular o início dessa conversa.

1.       Tromba Tromba

Houve um tempo em que os elefantes eram pretos ou brancos. Eles amavam todos os animais, mas se odiavam e cada grupo ficava do seu lado da selva. Dessa inimizade, deu-se início uma batalha terrível. Os elefantes que não apoiavam a guerra vão viver no fundo da floresta e durante muito tempo não se vê mais nenhum elefante no mundo... Esse é o ponto de partida do colorido livro de David Mckee, que dá uma lição fundamental sobre preconceito, violência e tolerância ao contar como os elefantes se tornaram cinza. 

>> Leia um trecho

2.  Diário de Pilar na África

 

Nesse volume da série escrita por Flavia Lins e Silva, Pilar, seu amigo Breno e o gato Samba vão parar na África, e conhecem Fummi, uma princesa iorubá. O livro é uma ótima sugestão para ensinar mais sobre cultura africana, a escravidão, e a importância dos negros na formação da sociedade brasileira. A edição conta também com boxes informativos e cheios de curiosidades.

>> Leia um trecho

 


3. Mandela

Premiado com o selo Altamente Recomendável FNLIJ / 2014, o livro conta a história do homem que liderou a resistência contra o apartheid na África do Sul. Com texto de Alain Serres e ilustrações de Zaü, a edição conta com a seção “Para compreender melhor”, que conta com material de pesquisa, palavras-chave, fotos, um mapa e cronologia da vida de Mandela.

>> Leia um trecho


4. Martin e Rosa

O livro conta de maneira acessível e colorida uma das histórias mais revolucionárias do século XX: a luta pelos direitos civis. Com texto cativante, fala sobre Rosa Parks, que desafia a segregação sofrida pelos negros no sul dos Estados Unidos durante a década de 1950, e também fala de Martin Luther King, que se tornou um ícone ao expandir o protesto pela igualdade pregando a não violência.

>> Leia um trecho 


5. Não derrame o leite!

Uma história colorida e cheia de representatividade, o livro conta a história de Penda, uma menina que precisa atravessar as dunas africanas para entregar ao seu pai uma tigela de leite. Com textos ritmados, ênfase na repetição de palavras-chave e cores vibrantes, a história desperta valores como autonomia e senso de responsabilidade. 

>> Leia um trecho

Categorias: Notícias